
O bispo Giovanni Sartori pediu às Missionárias da Redenção para ir em missão ao Brasil, no qual operavam os padres fidei donum (dom da fé) da Diocese de Adria Rovigo, presentes na Bahia desde o ano de 1973. No dia 14 de Julho de 1988, as irmãs: Carla Bagatin e Maria Letizia Masiero partiram para a Paróquia de Stº António na cidade de Condeúba, Diocese de Caetité, na Bahia. Por questões de doença a Irmã Carla voutou a Itália e faleceu em 2005, foi a primeira semente boa caída na terra pela missão. Atualmente as irmãs desenvolvem atividades de evangelização na catequese, na pastoral vocacional e na educação das crianças em situação de vunerabilidade social, sobretudo através do Projeto de Desenvolvimento da Criança (PRODEC). Com o qual estas crianças são assistidas por professoras e funcionárias com a finalidade de melhorar a educação e a sua alumentação. O mesmo projeto foi estendido para a Paróquia de Santa Rosa de Viterbo na Cidade de Guajeru, também na Bahia. Outro projeto executado pelas missionárias e o Projeto Esperança do Amanhecer da VIda (EAV) implantada numa comunidade rural. Os frutos desta presença missionária são: a mudança social, relacional, afetiva, moral, intelectual, com influência peculiar na vida religiosa destas crianças e de suas famílias nas atividades pastorais, como resalta a Irmã Maria Letizia.
A presença das Missionárias da Redenção é muito significativa para a Diocese de Rovigo. As primeiras atitudes destas missionárias foram olhar, escutar, desapegar-se dos seus costumes europeus, que as davam segurança, mas criava uma sensação de distância e incompreensão cultural. Duas jovens missionárias, sem experiência, porém com grande amor a Jesus Cristo e aos irmãos por Ele chamado juntos escrevendo os fatos de cada dia com inculturação da mensagem cristã no seio desta Igreja local.
Neste difícil caminho foram sempre sustentadas, acompanhadas e encorajadas por padre Aquiles, que foi para todas um verdadeiro pai, aquele que pensava nelas todos os dias, rezava para elas e aconselhando-as com inteligência e agradecia a Deus por tê-las escolhidas como primícias da Salvação, parecidas com o Cirineu que encontra e ajuda a Jesus no Calvário. Ele falou: "Na cruz a vida, na cruz a força da mente, na cruz a síntese das virtudes e da santidade. Por isso, toma tua cruz e segue a Jesus, então alcançarás a vida. Na minha cruz vocês são sempre as primeiras a serem lembradas; sejam missionárias da esperança."
MISSÕES NO BRASIL
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() |
Missionárias e Missionários da Redenção
Endereço para correspondência:
Loteamento Jardim Santa Julia Quadra B, Lote 11 – Terre-Plac Itinga
Endereço para localização no google maps: Rua Valdelicio Guimarães.
Lauro de Freitas - Bahia CEP. 42700-000
Fone (71) 3288-9312 – celular (77) 991408267/ 987059770
e-mail mis.reden@hotmail.com
Responsável: Maria Letizia Masiero
Missionários da Redenção
Rua Castro Alves, s/n
CEP 46380-000 Candiba – Bahia.
Fone (77) 3661-2187
e-mail francean2@hotmail.com
Responsável Pe. Francisco Cerqueira de Andrade

QUEM SOMOS
Uma fraternidade de missionárias e missionários consagrados que vivem em comunidade e em família, partilhando o mesmo Ideal no mundo a serviço da Igreja juntamente às famílias e aos jovens, professam os Conselhos Evangélicos: voto de castidade e promessas de obediência e pobreza na secularidade.
A Família Missionária da Redenção é a serviço da Missão da Igreja, nascida na Diocese de Adria-Rovigo, norte da Itália, no ano 1946, por obra do sacerdote diocesano Achille Corsato.
Padre Achille Corsato nasceu a Montemerlo Pádova (Pádua Itália) no dia 14 de fevereiro do ano de 1916. Foi ordenado sacerdote o dia 16 de junho de 1940, Morreu em Rovigo o dia 09 de janeiro do ano de 1998. Viveu uma vida intensa de fé, de amor, de missão.
Ele foi atento às dicas do Concílio Vaticano II.
A Família Missionária da Redenção começou de maneira simples. O padre fundador, Achille Corsato, desde sempre tinha um sonho: ser missionário “ad Gentes”, quer dizer “além fronteiras”. Como sua saúde não lhe permitisse, passou a trabalhar com toda a força da sua alma pela animação missionária na Diocese. Encontrou acolhida e disponibilidade de muitas pessoas, sobretudo jovens capazes de se comprometer pela causa missionária por toda a vida.
Às jovens que aceitavam consagrar-se ao Senhor com os Conselhos Evangélicos (castidade, pobreza e obediência) dava as seguintes orientações:
-
Buscar a santidade na vida cotidiana;
-
Viver a consagração a Cristo pela Missão;
-
Comprometer-se com a vida comunitária e partilhar o Carisma com as famílias;
-
Amar a Igreja com espírito de unidade para melhor evangelizar;
-
Servir e animar o ideal missionário na Igreja local em vista da dimensão universal da Missão.
CARISMA
MISSSIONÁRIO-ECUMÊNICO-VOCACIONAL
CONTEMPLAR o amore misericordioso do Pai que enviou seu Filho a redimir o mundo;
VIVER cada dia a graça de serem salvos pelo amor de Cristo Redentor;
ANUNCIAR com o nosso estilo de vida a alegria de ser pessoa redimida por Cristo Redentor do mundo.
Partilha do carisma.
Consciente desde o início, que o dom do Batismo habilita cada cristão à missão. Considerando o valor e a complementariedade entre a vida consagrada e a família, a Família Missionária da Redenção, oferece aos jovens, famílias e leigos a possibilidade de consagrar-se a Cristo Redentor para a missão na consciência que, a radicalidade do Evangelho e a vocação ao amor são solicitadas a todos os cristãos.
MISSÃO
" A Alma da nossa missão é a caridade de Cristo que deu sua vida pela salvação dos irmãos" (Const. Art. 32).
Ela exige:
-
Paixão pela salvação dos homens e a unidade dos crentes;
-
Espírito de fé porque queremos amar os irmãos como Jesus nos amou;
-
Sacrifício, porque a Redenção realiza-se a caro preço;
-
Amor à Igreja, através da qual temos a certeza de receber o mandato missionário pelo mesmo Senhor Ressuscitado, quando ele disse: “Ide pelo mundo...”;
-
Disponibilidade e alegria de cooperar na obra da Redenção à imitação da Virgem Maria que abraçando a vontade salvífica do Pai consagrou totalmente a si mesma à Pessoa e à obra do Redentor e cooperou na salvação do mundo (Const. art. 4).
Inserimo-nos com responsabilidade no plano pastoral da Igreja local, em plena comunhão com o Bispo, segundo o nosso Carisma específico.
Comprometemo-nos em assumir a missão a serviço da Redenção, nas estruturas e lugares onde a Família Missionária da Redenção é chamada a viver e atuar. Procuremos cultivar o diálogo com todos os homens.
Favorecemos, além da pastoral missionária, atividades voltadas para o mundo social a fim de sermos dentro aos problemas do mundo e assim “de dentro”, sermos solidários com os homens de cada tempo. (Const, art.34 -37).
ESPIRITUALIDADE
Propomos-nos uma vida totalmente consagrada a Cristo Redentor e ao seu Evangelho, na busca constante de conformidade a Ele mediante:
A contemplação de Cristo Crucificado e Ressuscitado. Ele nos chama à dedicação total e à santidade da vida, ao dinamismo missionário e à espiritualidade ecumênica em comunhão com a Igreja “Sacramento universal da Salvação” (Const. Art, 24b).
Uma intensa vida eucarística: a Eucaristia é fonte de vida e de santidade... É ápice de toda a evangelização (Const. Art.25).
Oração pessoal e comunitária: o cotidiano encontro com a Palavra, leva à contemplação do mistério de Cristo Redentor.
A devoção à Virgem Maria Mãe do Redentor é para todos nós um exemplo de consagração a Jesus Cristo. Em união com ela que fez da sua vida uma oblação viva de louvor ao Pai, colaboremos à obra da salvação (Const. Art. 27).
Santos Padroeiros
Stª. Maria Chiara Nanetti
Mártir de Cristo e para os irmãos, mantém vivo em nós o ideal do testemunho missionário e oferece-nos uma vida de santidade e ao serviço dos irmãos em atitude de gratidão: “Eu tenho que dar graças a Deus cada dia pela grande garça de ter-me chamada em missão”. (das cartas de Maria Chiara à Madre Fundadora). (Das Constituições art. 28).
Santa Maria Chiara Nanetti (ao século Clélia) nasceu no dia 09 de janeiro do ano de 1872 em Santa Maria Madalena, Rovigo, Diocese de Ádria-Rovigo, Itália. Aos 20 anos ingressou no Instituto das irmãs franciscana Missionárias de Maria, fundado em Roma. Em fevereiro do ano de 1899 partiu com outras seis irmãs para a China, que junto com ela no dia 09 de julho do ano de1900 sofreu o martírio. É beatificada com outros vinte e oito mártires pelo Papa Pio XII no ano de 1946 e é proclamada Santa no dia 1º de outubro 2000, ano jubilar pelo Papa João Paulo II.
Ela tinha um desejo constante: anunciar o Evangelho àqueles que não conhecem o Senhor: “Preciso refletir bastante que sou missionária e que não posso pensar de salvar somente a minha alma, mas também aquela de muitos outros irmãos” (das cartas de Maria Chiara à Madre Fundadora).
Inteiramente dominada pela vocação, explodiu de alegria quando recebeu a notícia de que ela tinha sido escolhida, com outras seis freiras para ir à China, “Ser missionária na China, significa ter a esperança do martírio” (das cartas de ir. Maria Chiara às coirmãs).
Bem-aventurada Maria Gabriella Sagheddu
A Bem-aventurada Maria Gabriela Sagheddu, é para nós incessante exemplo de conversão interior e renovação para que “Todos sejam uma coisa só em Cristo” Viveu na gratuidade pela misericórdia de Deus, e dominada pela paixão da unidade da Igreja até o dom de si, ensinando-nos que o ecumenismo acima de tudo se realiza com a oração, o desejo de santidade, a existência cotidiana fazendo de si mesma, pão da Eucaristia, oferecendo o pouco que somos e que temos (Das Consti tuições art. 29).
Bem-aventurada Maria Gabriela Sagheddu, nasceu em Dorgali (Nuoro) Itália, no dia 27 de março do ano de 1914, entrou para o mosteiro das Trappista de Grottaferrata aos 20 anos, agora transferido para Vitorchiano (Viterbo). Ela ofereceu com simplicidade a sua vida para a Unidade da Igreja e pelos irmãos separados. O Senhor acolheu a oferenda que se consome no dia 23 de abril de 1939, domingo do Bom Pastor. Descansa na sua Trappa em Vitorchiano. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no ano da Redenção, 25 de janeiro de 1983.
São Francisco Xavier e Stª Teresa do Menino Jesus
São Francisco Xavier e Santa Teresa de Lisieux, padroeiros das Missões Católicas, são para nós presença vivas e estimulantes à ação e à contemplação.
São Francisco é um estímulo para dar a vida pelo anúncio do Evangelho do Reino aos irmãos próximos e também àqueles que estão longe até os confins da terra.
Santa Teresa do Menino Jesus, Doutora da civilização do amor, nos lembra a constante e urgente dimensão contemplativa da vida cristã e da universalidade da missão.
ONDE ESTAMOS
ITÁLIA
Casa "Santa Maria Chiara Nanetti"
Via A. Speroni, 16.45100 Rovigo.
Tel. 0425/24004
Site: www.fmdr.org
E-mail: fmdr@fmdr.org
Casa "Regina delle Missioni"
Via A. Mario,36
Villa "Concordia"
Via Villa Contea,11 - 35037 Teolo (Pd)
Tel.: 049/9925122
BRASIL
Missionários da Redenção
Rua Castro Alves, s/n CEP 46380-000
Candiba – Bahia.
Fone (77) 3661-2187 E-mail:francean2@hotmail.com
Responsável: Pe. Francisco Cerqueira de Andrade
Missionárias e Missionários da redençãoamília Endereço para correspondência: Loteamento Jardim Santa Julia Quadra B, Lote 11 – Terre-Plac Itinga;
Endereço para localização no google maps: Rua Valdelicio Guimarães. Lauro de Freitas - Bahia CEP. 42700-000
Fone (71) 3288-9312 – celular (77) 991408267/ 987059770
E-mail: mis.reden@hotmail.com
Responsável: Maria Letizia Masiero
BURUNDI
Missionaires de la Rédemption Maison Sainte Marie Claire Nanetti
Quartier YOBA
tel.: 00257/22403600 - Gitega B.P. 118 - D.S. 16, Bujumbura - BURUNDI
E-mail: smdryoba@yahoo.fr
Missionaires de la Rédemption Maison Saint François Xavier
Quartier YOBA
Tel.: 00257/22404640 - Gitega (B.P. 118 - D.S. 16, Bujumbura - BURUNDI
E-mail: smdryoba@yahoo.fr
Missionaires de la Rédemption Maison Saint Joseph
Rutana - Burundi
tel.: 00257/77748026






CONTATO
Família Missionária da Redenção
Endereço para correspondência: Loteamento Jardim Santa Julia Quadra B, Lote 11 – Terre-Plac Itinga;
Endereço para localização no google maps: Rua Valdelicio Guimarães.
Lauro de Freitas - Bahia CEP. 42700-000
Fone (71) 3288-9312 – celular (77) 991408267/ 987059770
e-mail mis.reden@hotmail.com

